Notícias
AnterioresPróximas


Honra à data 12 de Maio - FLORENCE NIGHTINGALE04 Maio 2006

FLORENCE NIGHTINGALE:


Nascida em 12 de Maio de 1820 em Florença, Itália.


Fundadora da Enfermagem Moderna, em Florença, Itália.


Em 1954, foi a primeira enfermeira que dirigiu 38 mulheres turcas que se empenharam em socorro dos soldados britânicos doentes e feridos durante a guerra da Turquia.


Quase todos os sistemas e técnicas modernas de enfermagem que conhecemos hoje em dia são de sua autoria.


As análises clínicas com dados estatísticos foram incentivadas por Florence, que tinha vastos conhecimentos de matemática.


Foi convidada a pertencer à Sociedade de Estatística Real em 1858 e nomeada membro honorária da Associação Americana de Estatística em 1874.


Grande defensora dos direitos das Mulheres, argumenta fortemente para que sejam eliminadas as restrições que limitam as carreiras femininas. Autora de 200 livros, sendo sua principal publicação, “Notas sobre Enfermagem”, sujeita a inúmeras reimpressões.


Devido ao exemplo e generosidade de Florence, o suiço Jean Henry Dunant viria a criar a Cruz Vermelha Internacional em 1864, baseada no trabalho voluntário de apoio a feridos de guerra, que depois se generalizou a todos os necessitados.


Tendo vivido na época vitoriana, foi uma mulher para lá do seu tempo. O seu nome parecia estar predestinado, pois queria dizer "rouxinol".


Florence Nightingale adoece fortemente em 1895 por doença desconhecida na altura, tendo posteriormente ter sido colocada a hipótese de ser Doente Fibromiálgica, além de ter ficado cega. Tendo perdido todas as suas faculdades físicas, teve que ficar totalmente limitada e dependente de terceiros pela incapacidade encontrada. Apesar de ter ficado inválida, viveu dessa forma mais 15 anos até à sua morte, em 1910.



AnterioresPróximas

Desenvolvido por: Particula Digital