Notícias
AnterioresPróximas


DIA MUNDIAL DA FIBROMIALGIA - 12 DE MAIO10 Maio 2009


Mais um ano se comemora este Dia que deveria servir para homenagear condignamente quem tanto sofre, tantas vezes em silêncio, quem tanto teve para dar, esquecendo-se de si próprio, quem tantas vezes foi desprezado, diminuído, desacreditado, insultado, abandonado e muita coisa mais pela falta de informação clínica e familiar, apenas porque deixou de ser quem era e passou a ser DOENTE!

Tudo fez a APDF, uma vez mais como o faz todos os anos, para solicitar uma atenção devidamente Respeitosa e informativa aos Órgãos de Comunicação Social.

Será que nos vão ouvir, Respeitar e ajudar? Para que possam muitos mais clínicos ser esclarecidos sobre esta patologia que teimam em
ignorar. Rejeitam ajuda, muitos deles (dizem os próprios), afirmando que esta é uma Doença "muito complicada e que dá muito trabalho"! Quando percebem, estes clínicos do nosso país, que tem que haver uma ajuda interdisciplinar para que consigam entender estes Doentes?

Que se juntem na investigação de cada caso (cada vez em maior número e cada vez mais em crianças e adolescentes), os Clínicos Gerais, Neurologistas, Neurofisiologistas, Endocrinologistas, Fisiatras, Psiquiatras e outros que possam vir a ser chamados de caso para caso.

Queremos transformar este dia num dia de Festa! Os Doentes que tenham oportunidade de se juntarem, tentem ajudar-se mutuamente convivendo, conversando e... dançando!!! Um dos "segredos" que resulta nos Doentes Fibromiálgicos, atendendo à possibilidade de relaxamento de inúmeros grupos musculares em simultâneo.

Que haja FESTA neste Dia, por tudo o que fizeram na Vossa vida: Nunca souberam estar parados, fizeram de tudo um pouco, muitas vezes sem poder, nunca conseguiram pensar em Vós próprios em benefício de todos aqueles que amavam, perfeccionistas, tudo queriam fazer, já que ninguém fazia melhor. Tudo fizeram pelos outros, sensibilidade apurada por tudo e por todos. Com algumas (poucas) excepções, estas das muitas características que fazem parte da "cartilha" destes Doentes de todo o mundo. Frases e palavras rigorosamente iguais. Queixas comuns, fixas, rigorosas no tempo e nos diversos continentes.

Pouca capacidade temos no nosso país para que possamos fazer uma reviravolta justa para com estes Doentes. Pelo menos, não desistiremos em tentar continuar com tudo aquilo que nos propusemos fazer desde 2002 e gritarmos bem alto:

Um pouco mais quisemos fazer pelos nossos Doentes neste Dia! Para provar que não estão esquecidos!

FORÇA!
CORAGEM!
ESTAMOS CONVOSCO!

FELIZ DIA 12 de MAIO!

Saudações Amigas!

Pel'A APDF

Fernanda Margarida Neves de Sá





Desejamos que o Dia 12 de Maio possa constituir uma nova aprendizagem, para melhor conviverem com a Vossa Doença, evolutivo
para cada um de Vós e para uma melhor qualidade de vida.

A APDF está convosco HOJE e sempre que de nós precisarem.

Para Todos Vós, Um Feliz 12 de Maio!

Saudações Amigas!

Pel'A APDF

Fernanda Margarida Neves de Sá


AnterioresPróximas

Desenvolvido por: Particula Digital