Notícias
AnterioresPróximas


Norma nº 017/2016 de 27/12/2016 atualizada a 13/07/201720 Julho 2017
FOI ACTUALIZADA A NORMA Nº 017/2016 DA DGS NO DIA 13 /07/2017
A NORMA Nº 017/2016 da DGS que aguardavamos devidamente alterada e actualizada foi finalmente PUBLICADA no Site da DGS!

Muito melhor exposta graficamente e muito mais completa e esclarecedora do que a anterior para quem tem obrigação de segui-la (todos os Profissionais de Saúde), acreditamos que ajudará muito a percorrer o caminho tão árduo que temos encontrado pela frente.

1º ALERTA:

CHAMAMOS A ATENÇÃO PARA AS PÁGINAS 14, 15 e 16, onde poderão encontrar o ANEXO II, especialmente direccionado para os Doentes com fibromialgia e o respectivo questionário incluso que os mesmos deverão preencher, sempre que solicitado pelo seu médico assistente.

2º ALERTA:

A partir de hoje, a APDF aguardará as opiniões de Todos os Doentes Fibromiálgicos do nosso país, dificuldades de percepção do Documento ou/e pontos importantes que considerem em falta, que os mesmos nos sejam remetidos através do nosso correio electrónico (geral@apdf.com.pt), devidamente fundamentados, a fim de podermos efectuar os respectivos esclarecimentos.

Contudo, chamamos a atenção de todos para o facto de que, para que esta NORMA fosse composta como está neste momento apresentada, contribuiu para a mesma uma Equipa Multidisciplinar com os devidos conhecimentos científicos para tal, baseados nas últimas investigações a nível mundial.

Esclarecemos ainda que o facto desta patologia ainda estar mencionada com uma referência nas Estatísticas de um estudo de Doenças Reumáticas, porque é nesta especialidade que ainda existem muitos médicos dedicados a esta Causa. Espera-se que esta Norma possa contribuir para o estabelecimento correcto do diagnóstico da Fibromialgia. A título de exemplo, têm surgido inclusive crianças, cujos pais nos relatam ter-lhes sido diagnosticada esta situação de saúde.

Mais uma vez chamamos a atenção de todos os Doentes que sejam diagnosticados com Fibromialgia que podem e DEVEM solicitar um Relatório Médico no qual seja declarado o diagnóstico conclusivo efectuado.

Continuamos a aguardar que seja publicada uma segunda NORMA referente à Abordagem terapêutica para a fibromialgia.


AnterioresPróximas

Desenvolvido por: Particula Digital